Uptodate da Dermatite

Olá amigas,
Vim trazer mais notícias da minha, digamos, expertise sobre dermatite perioral!
*É uma doença moderna!
Que legal, descobrimos uma nova doença! Então por isso quebramos tanto a cabeça com os médicos mais velhos! Já não está escrito na maioria dos livros científicos da medicina e não existem remédios, cremes específicos para isso e nem estudos iniciados! Espero que esse texto seja corrigido! (Fica aberta a sujestão)
*Ela ocorre 75% na região da boca queixo e nariz e 25% olhos, bochechas e testa (orofacial e perinasal).
* Ocorre em 1% das pessoas e em sua maioria mulheres e crianças até 12 anos também!
Ela é causada por vários motivos!
Pessoas hipersensíveis, com distúrbios hormonais na tireóide, que usaram por indicações ou acidentalmente corticóides inalarodes ou tópicos prolongadamente; o aumento do estresse e consequentemente a acidez bucal; o uso de cosméticos para peles especiais (antiidade, acneicas e antiolosidade) e qualquer uso demasiado de uma substância química e abrasiva; uso de produtos que retiram a proteção da pele ou que impede a pele de respirar como bases pesadas (ex: dermacolor); uso de protetores solares inadequado ao seu tipo de pele ou momento sem a observância de alterações climáticas extremas, calor, frio ou ventos, uso de ar condicionado ou luz artifiais demais; deficiência de vitaminas específicas, distúrbios do sono ou alimentar;
pouca variedade na alimentação e muito atividade física. Para quem é uma pesquisadora assim como eu pode ver relações entre as coisas citadas aqui, que parecem redundantes como: falta de vitaminas e alimentação pobre, mas dizer isso aqui leva as pessoas a pensar! Vemos muito novos estilos de vida "saudáveis", onde pessoas mudam para melhor pensando em sair do sedentarismo que gostavam de fastfood, e se tornam pessoas fitness, que faz muita atividade, ou seja tem muito gasto calórico e se alimenta de ovo, batata doce e frango grelhado se não em todas as refeições! Ou seja, pouca variedade nutricional! Só paraexemplificar, mas não é só isso, essa dermatite não gosta de excessos e sim equilibrios. Minha frase de efeito: menos é mais!
Provavelmente, pessoas sem acesso a tantas novidades modernas estão isentas dessas doenças da modernidade, que nós! Desculpa o desabafo! Isso é uma autocrítica! Kkk
Continuando....
O fungo causador é o dermodex foliculurum, é um ácaro sensível ao cetoconazol que é antifúngico!
Mas o tratamento mais usado é com antibióticos por pelo menos 2 meses e para demorar a reencidencia 3 meses com 250mg por dia da tetraciclina e para gestantes ou crises lever o uso tópico de metronidazol!
Caso necessite de desmame do corticóide é indicado o uso de hidroquinona 2% parando gradativamente que chamamos de desmame!
Depois de ser acometido por uma crise de dermatite ela pode voltar, mas pode ser corrigida mais rapidamente retomando todos os cuidados inciais, se não pode durar anos sem ser diagnosticada, e se tratada de forma adequada não deixa manchas em sua fase inativa. A dificuldade em ser diagnosticada precossemente em seus especialista e a sucessivas receitas equivocadas tem sido a causa do aumento do estresse vivido pelos pacientes e que atrapalham a solução para a dermatite que pode ser confundida desde cravos e acnes até rosácea, solicite ao médico uma exame de biópsia da lesão, caso detectado o ácaro específico é positivo para dermatite perioral. Desconfie do profissional que te passar uma receita baseada em lançamentos farmacêuticos e não explicar como deve ser os cuidados diários de nova rotina!
O uso de produtos para peles oleosas concomitante podem trazer um ressecamento demasiado que aumenta em 12 vezes a chance de uma dermatite tópica ou de contato e isso vale o mesmo para usos de protetor denso e hidratante, bases pesadas e cremes noturnos na pele impedindo a respiração, aumenta em 12 vezes a chance! Aprenda a equilibrar os produtos de acordo com a necessidade da pele e essa muda diariamente devido a fatores: climáticos, alimentares e com relação ao humor e período hormonal!
É necessário fazer o teste de alergia quando estiver com crise e sua pele mais sensível para poder saber o que evitar, isso é bem particular, já que percebi que não adianta deixar de usar coisas sem saber o que ajuda ou atrapalha na dermatite!

Durma bem, se alimente de forma variada e use produtos de acordo com pH fisiológico, aprenda da decifrar quando a pele ta seca ou hidratada, irritada ou não! Evite industrializados e consuma  Vitamina b12 e probioticos zinco e magnezio, são importantes, evite qualquer tipo de estresse e se não tiver dinheiro para tratamentos existem receitinhas caseiras com 90% da eficácia de produtos dermocosmeticos e remédios! Se não confiar no prognóstico do médico vá em outro antes de investir nos produtos, melhor gastar com 2 consulta do que piorar sua pele com produtos inadequados! Nesse caso é melhor não usar nada que usar algo que vá piorar, a pele limpa não vai te causar tanta piora que ir no médico errado! 

Comentários